segunda-feira, 21 de maio de 2012

RISCA E RABISCA - OS FANTÁSTICOS DO PASSINHO


Frederico paredes trabalhando o mapa de palco com o pessoal do Passinho durante o ensaio


Em meio a arabesques, piruetas e diversas expressões corporais eles vieram mudar as representações da dança, seja ela clássica, moderna, contemporânea. Os "Fantásticos do Passinho" deram um show durante o ensaio técnico do espetáculo de dança da 4ª Mostra Brasil, no Espaço Teatro de Anônimo - Fundição Progresso. Os meninos e meninas do Passinho mandaram bem no "risca e rabisca", como chamam a técnica de improviso característica da arte, mas para os espetáculos precisaram de algumas marcações e posições pré-definidas.


TK Fantástico no ensaio técnico da dança.

Durante a Integração que aconteceu na tarde do último sábado, dia 19, alguns integrantes falaram um pouco de suas experiências para a equipe do nosso blog.

Bolinho Fantástico, Cebolinha Fantástico e Lellêziinha Win


O grupo existe há cerca de 2 anos e todos são moradores de diversas comunidades cariocas: Campinho, Barão, Árvore Seca, entre outras. Com muita alegria, eles contaram um pouco sobre as participações  que tiveram em programas de televisão como "Esquenta", "Profissão Repórter", "Jornal da Record", "RJTv, "Tv Globinho", "Fantástico", "Hoje em Dia", "Programa da Xuxa" e "Balanço Geral". 

"Participar destes programas foi muito gratificante. Foi através deles que recebemos muitos convites e tivemos uma visibilidade maior. Assim conseguimos divulgar mais nosso trabalho", disse Jefferson de Oliveira, 22 anos, conhecido pelo grupo como "Cebolinha Fantástico". 

Cebolinha trabalha com dança há 10 anos. Relata que no grupo não existia uma disciplina rígida de ensaios por conta da técnica de improviso, mas isso terá que sofrer mudanças. Eles estão se preparando para a gravação do primeiro vídeo-clipe oficial com a música "Risca e Rabisca".

  "Escolhemos esse nome porque é isso que fazemos quando dançamos, riscamos e rabiscamos o chão com nossos pés. Para a gravação do clipe só está faltando mesmo os ensaios" - Cebolinha Fantástico 


O objetivo principal do grupo é transformar o funk em cultura de verdade. Através dessa proposta e da linguagem artística desenvolvida por eles, o foco é tirar a representação do funk como apologia ao tráfico e a pornografia. 
Jefferson diz que essa é a luta que enfrentam todos os dias, pois enquanto eles estão usando a dança para essas responsabilidades sociais, outros dançarinos, cantores e Mc's da música chegam com suas bagagens totalmente voltadas para questões do tráfico e sexo. 

E quem falou que o "passinho" é coisa só de menino?

A jovem Alessandra Aires Landim, conhecida como "Lellêziinha Win", de 14 anos, mora na Praça Seca e mostrou que a dança também é coisa pra meninas. Depois de ficar mais ou menos 1 ano treinando em casa com o irmão que já fazia parte do grupo, ela conseguiu a oportunidade de mostrar o que sabe fazer de melhor: dançar! 

"Caí da cintura e coloquei a dança nos pés. Depois que eu comecei a dançar e coloquei um vídeo no youtube, outras meninas começaram a se interessas pelo 'passinho" e dançar também. Participar da 4ª Mostra Brasil está sendo maravilhoso, pois é a primeira vez que tenho a oportunidade de mostrar o que sei para um público grande" - conta Lellêziinha.


Texto: Pedro Cruz
Fotos: Pedro Cruz e Vanessa Machado
Vídeo: Pedro Cruz
Edição: Vanessa Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário